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Os perfis do Governo do Brasil, no Instagram, Twitter e Facebook, além de não terem sido usados no período, ainda foi verificado que o canal no Instagram estava fora do ar durante o período, e retornou, com quase um milhão de seguidores, nesta quarta (11), com publicações que trazem a marca do governo. Ao todo, as redes monitoradas somam mais de 40,4 milhões de seguidores.

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Queda na base

No período monitorado, os canais da Esplanada perderam quase 120 mil seguidores. O canal que mais encolheu foi o Instagram do Ministério dos Transportes (29.252), seguido pelo do Ministério da Fazenda (28.033) e pelo Ministério da Defesa (21.038). O Ministério da Cultura (2.784), do Meio Ambiente (1.662) e do Trabalho (430) foram as que mais cresceram. No Facebook, a página que mais perdeu curtidas foi a da Saúde (1.324).

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Perfis pessoais

Enquanto não tomam posse dos perfis de suas respectivas Pastas, a estratégia de divulgação mais comum tem sido a de usar as redes sociais dos políticos nomeados e do Presidente Lula. No caso do Ministério da Justiça, um dos recursos que têm sido usados é o de colaboração no Instagram da conta do ministro e do MJ. Entre os perfis monitorados, o que mais publicou foram os do Ministério do Turismo (58) e dos Direitos Humanos (51).

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O Índice Brasil de Impacto Digital mede o desempenho e compara o espaço e a influência que autoridades, marcas, influenciadores e etc tem no meio digital.

O índice é uma produzido pelo LAB DSC, uma iniciativa de ciência de dados da Descompli.ca, agência de RP Digital com sede em Brasília (DF) e que atende clientes nas áreas pública, privada e no terceiro setor desde 2015. Entre outros projetos, monitorou as redes sociais para iniciativas importantes, como a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a vacinação contra a Covid.

Diante da polarização atual, o iBR não faz qualquer avaliação qualitativa do conteúdo e a iniciativa não tem ligação com partidos políticos ou candidatos. O caráter do índice é numérico, informativo e independente. Traz dados oferecidos por provedores de serviço de monitoramento e disponibilizados pelas plataformas por meio de relatórios ou APIs. Todas as informações são públicas, respeitam a legislação e as regras de uso dos serviços.

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